Mundo

Encomendas à indústria sobem 3% em março nos EUA

Alta dos preços de alimentos e petróleo ajudou a impulsionar o crescimento superior ao previsto por analistas

A indústria de transporte foi impulsionada pelas encomendas de carros e navios (Fabrizio Costantini/Getty Images)

A indústria de transporte foi impulsionada pelas encomendas de carros e navios (Fabrizio Costantini/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2011 às 13h03.

Washington - As encomendas à indústria dos Estados Unidos avançaram 3% em março ante fevereiro, para US$ 462,91 bilhões, segundo informou hoje o Departamento do Comércio. Economistas esperavam alta de 2% no período. O aumento das encomendas em bases amplas, bem como a alta dos preços dos alimentos e do petróleo, impulsionaram os ganhos. Este foi o quinto mês consecutivo de alta.

O relatório mostrou que o indicador do investimento das empresas norte-americanas em equipamentos subiu pelo segundo mês consecutivo. As encomendas de bens de capital (máquinas e equipamentos) não ligados à defesa, excluindo aeronaves, aumentaram 4,1% em março. A alta das encomendas à indústria em março se seguiu ao aumento de 0,7% observado em fevereiro. Originalmente, o governo havia previsto um recuo de 0,1% das encomendas em fevereiro.

A alta dos custos das commodities está impulsionando o valor das encomendas à indústria por bens não duráveis, que subiram 3,1% em março. Os alimentos e o petróleo são classificados como bens não duráveis porque são previstos para durar menos de três anos. As encomendas por bens duráveis subiram 2,9% em março, ajustados em alta a partir da leitura anterior de um ganho de 2,5%. As encomendas desses bens subiram 0,8% em fevereiro.

Já as encomendas de bens produzidos no setor de transportes aumentaram 6,2%, com o crescimento das encomendas de navios e carros. Excluindo transportes, as encomendas à indústria avançaram 2,6% em março, depois de aumentarem 0,6% em fevereiro. As encomendas de maquinário, computadores, equipamentos elétricos e de alguns metais também subiram.

As encomendas de bens de capital avançaram 4% em março, enquanto as de bens de capital ligados à defesa subiram 7,6%. A demanda por todos os bens de capital não ligados à defesa aumentou 3,6%. Excluindo as encomendas ligadas à defesa, as encomendas totais à indústria aumentaram 3% em março, depois de subirem 1,3% em fevereiro.

O relatório mostrou ainda que os embarques das fábricas aumentaram 2,7%. As encomendas ainda não confirmadas - um indicador da demanda futura - subiram 0,8%. Os estoques avançaram 1,1%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)IndústriaIndústrias em geralPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia