São Paulo - O fim de ano chegou com enchentes diluvianas, fortes incêndios e muito caos em várias partes do globo. Chuvas torrenciais na Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai já desabrigaram mais de 170 mil, enquanto tempestades e furacões fizeram, pelo menos, 40 vítimas fatais nos Estados Unidos. Veja nas imagens.
Uma onda de incêndios florestais tomou conta das regiões de Antúrias, Berangos, Cantábria e Castela-Leão, ao norte da Espanha. O tempo seco e o calor desta época do ano, além do vento forte, ajudaram a desencadear o fogo, que fez o governo do país declarar situação de alerta máximo.
As fortes chuvas no período do Natal causaram graves inundações em partes do norte da Inglaterra e também no País de Gales e Escócia. Equipes de resgate trabalham no socorro às pessoas afetadas e na construção de diversas barreiras para conter o avanço das águas. Os alertas de enchente em todo o Reino Unido já passam de 400.
O El Niño está causando estragos em toda a América do Sul, com chuvas torrenciais e enchentes sem precedentes na última década. Mais de 170 mil pessoas ficaram desabrigadas em decorrência das tempestades, no Brasil, Agentina e Paraguai. No Paraguai, o país mais atingido, mais de 130 mil foram evacuadas.
No último sábado (26), um incêndio levou caos à localidade de Solimar Beach, no condado de Ventura, a 100 quilômetros de Los Angeles, no Sul da Califórnia. A vegetação seca e o vento forte propiciaram o aumento do fogo, que consumiu uma área de 1.200 acres de terra. Não há relato de vítimas fatais nem grandes danos estrututurais. Mais de 75% do fogo já foi contido.
Furacões e fortes tempestades atingiram estados do sul dos Estados Unidos, desencadeando uma série de enchentes que mataram pelo menos 41 pessoas e causaram danos às construções e ao transporte. Alabama, Kansas, Mississippi e Missouri foram os estados mais afetados.
Ali Khamenei disse nesta segunda-feira que o mandado de primsão emitido pelo Tribunal Penal Internacional é insuficiente contra o primeiro-ministro-israelense