Mundo

Embaixada dos EUA espionou Merkel, diz jornal

As ações de espionagem que podem ter afetado a chanceler alemã Angela Merkel teriam sido coordenadas da embaixada dos Estados Unidos em Berlim, diz jornal

Angela Merkel, chanceler alemã: escutas do telefone celular de Merkel teriam sido feitas de um posto na embaixada americana em Berlim (Getty Images)

Angela Merkel, chanceler alemã: escutas do telefone celular de Merkel teriam sido feitas de um posto na embaixada americana em Berlim (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 07h49.

Berlim - As ações de espionagem que podem ter afetado a chanceler alemã Angela Merkel teriam sido coordenadas da embaixada dos Estados Unidos em Berlim, segundo publica na primeira página nesta sexta-feira o jornal "Süddeutsche Zeitung".

O jornal diz que a suspeita vem dos documentos requestados por Edward Snowden.

As escutas do telefone celular de Merkel teriam sido feitas de uma unidade chamada Special Collection Service (SCS), com um posto na embaixada berlinense.

A SCS, que trabalha tanto com a CIA como com a NSA, costuma funcionar nas embaixadas, normalmente de forma clandestina e apenas em determinadas ocasiões com autorização do governo do país anfitrião.

As possíveis escutas do telefone celular de Merkel geraram uma crise nas relações entre Alemanha e EUA e esteve entre os temas da cúpula europeia em Bruxelas.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EuropaAlemanhaAngela MerkelEspionagem

Mais de Mundo

Incêndio destrói resort no Caribe e mata turista; 1.700 pessoas foram retiradas

Bolívia decreta estado de exceção após semanas de protestos e bloqueios

Esposa do primeiro-ministro da Espanha será julgada por corrupção

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz após ataques de Israel no Líbano