Mundo

Em último pronunciamento, Lula pedirá apoio do povo a Dilma

Presidente fará um depoimento carregado de emoção, e pedirá aos brasileiros que não o questionem sobre seu futuro, mas se questionem sobre o futuro do país

Lula dirá no discurso que seu governo não se preocupou apenas com a elite e que agiu pensando em todos os brasileiros (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Lula dirá no discurso que seu governo não se preocupou apenas com a elite e que agiu pensando em todos os brasileiros (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2010 às 07h20.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta quinta-feira seu último pronunciamento à nação e, além de apresentar um balanço de sua gestão, pedirá à população que apoie a sucessora Dilma Rousseff.
 
Lula, que deixa o cargo em 1o de janeiro após dois mandatos, exaltará que sua origem popular o ajudou a fazer um governo que atendesse todas as camadas da população.

"Mostramos que é possível e necessário governar para todos, e quando isso acontece é um ganho para o país," discursará Lula, em rede nacional de rádio e TV, segundo relato de um assessor à Reuters.

Numa aparição por volta das 20h, com duração de pouco mais de dez minutos, o presidente fará um depoimento carregado de emoção, e pedirá aos brasileiros que não o questionem sobre seu futuro, mas se questionem sobre o futuro do país.

Lula dirá à nação que sua trajetória de vida -- um operário pobre, com pouco estudo, que chegou à Presidência da República -- serve para que todos possam alimentar seus sonhos e se superar. O pronunciamento foi gravado na segunda-feira, pouco antes de ele se reunir com a comissão executiva do PT.

O presidente apresentará tabelas e estatísticas para falar dos avanços do governo, listará obras como a transposição do Rio São Francisco, as futuras hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que estão sendo construídas no leito do Rio Madeira, e voltará a dizer que o Brasil conquistou seu "passaporte para o futuro" com a descoberta do pré-sal.

Lula repetirá que seu governo não se preocupou apenas com a elite e que agiu pensando em todos os brasileiros.

Apenas Dilma será citada nominalmente pelo presidente, e ele dirá que a sucessora tem "competência" para governar o Brasil e é a pessoa "que mais do que ninguém conhece o que foi feito no Brasil".

"Agora, estamos provando ao mundo e a nós mesmos que o Brasil tem um encontro marcado com o sucesso", discursará Lula em tom ufanista.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDilma RousseffGoverno DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame