Mundo

Em meio a conflitos armados, 150 mil deixam Costa do Marfim

Refugiados seguiram para 12 localidades da África Ocidental, segundo a ONU

Forças de Ouattara, na Costa do Marfim: maioria dos refugiados vai para a Libéria (AFP)

Forças de Ouattara, na Costa do Marfim: maioria dos refugiados vai para a Libéria (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 15h18.

Brasília – Os conflitos armados na Costa do Marfim, acirrados nos últimos dias, geraram a fuga de cerca de 150 mil refugiados. Eles seguiram para 12 países da África Ocidental, informou hoje (8) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). A maioria dos que fogem da Costa do Marfim escolhe a Libéria como abrigo.

As informações são das Nações Unidas. Organizações não governamentais informaram que mais de 800 pessoas foram mortas em decorrência dos confrontos na Costa do Marfim. A crise na região começou há mais de quatro meses, logo depois das eleições presidenciais de 28 de novembro, quando o candidato da oposição, Alassane Ouattara, foi reconhecido como presidente eleito.

No entanto, o atual presidente Laurent Gbagbo se recusa a deixar o poder e enfrenta as manifestações internas e a pressão externa para transmitir o cargo ao sucessor. No entanto, ele insiste em afirmar que não reconhece a vitória do adversário político.

De acordo com o Acnur, os combates estão mais violentos, em Abidjan, a capital. Pelos dados do órgão, aproximadamente 2 mil pessoas da Costa do Marfim, nos últimos dias, deixaram o país rumo a Gana – já são 7,2 mil refugiados na região. Mais 2,3 mil optaram pelo Togo como abrigo.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCosta do MarfimGuerrasImigração

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros