Presidente Donald Trump. (Carlos Barria/Reuters)
Gilson Garrett Jr
Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 19h11.
Última atualização em 19 de janeiro de 2021 às 19h11.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou uma mensagem de despedida nesta terça-feira, 19, um dia antes de deixar o cargo. Sem citar Joe Biden, o novo presidente do país, desejou “sorte” ao novo governo. Ele também elencou os maiores feitos de sua gestão, e agradeceu a familiares, ao povo e aos funcionários do governo.
“Esta semana nós começamos um novo governo e rezamos pelo novo sucesso na manutenção de uma América próspera e segura. Nós estendemos os nossos melhores votos e queremos que tenha sorte, uma palavra muito importante”, disse ele em um vídeo gravado de aproximadamente 20 minutos.
Trump ainda aproveitou o momento para agradecer ao vice, Mike Pence, que nas últimas semanas contrariou diversos pedidos do presidente que queria barrar o resultado das eleições que colocaram Biden na Casa Branca.
Sobre os ataques ao Capitólio, Trump condenou o ato e disse que o objetivo de todos os americanos é único.
“Embora nós sempre teremos nossas desavenças, nós sempre seremos cidadãos de paz e amor, que esperamos que nosso país prospere e floresça. Todos os americanos ficaram horrorizados com a agressão ao nosso Capitólio. Violência política é um ataque a tudo que prezamos como americanos. Isso nunca pode ser tolerado”, disse.
O quase ex-presidente ainda citou que saiu de acordos bilaterais com outros países que, segundo ele, não beneficiavam os Estados Unidos. Também disse que enfrentou a Organização das Nações Unidas, reconheceu a capital de Israel como Jerusalém, e celebrou que foi um presidente que não entrou em uma guerras.
Trump finalizou dizendo que o movimento criado por ele é apenas o começo. "Agora que eu me preparo para entregar o cargo a um novo governo, eu quero que saibam que o movimento que criamos está apenas começando”, disse.