Mundo

Em despedida, Trump diz que movimento criado está 'apenas começando'

Sem citar Joe Biden, Donald Trump desejou sorte ao novo governo em mensagem de despedida postada nas redes sociais da Casa Branca

Presidente Donald Trump. (Carlos Barria/Reuters)

Presidente Donald Trump. (Carlos Barria/Reuters)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 19h11.

Última atualização em 19 de janeiro de 2021 às 19h11.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou uma mensagem de despedida nesta terça-feira, 19, um dia antes de deixar o cargo. Sem citar Joe Biden, o novo presidente do país, desejou “sorte” ao novo governo. Ele também elencou os maiores feitos de sua gestão, e agradeceu a familiares, ao povo e aos funcionários do governo.

“Esta semana nós começamos um novo governo e rezamos pelo novo sucesso na manutenção de uma América próspera e segura. Nós estendemos os nossos melhores votos e queremos que tenha sorte, uma palavra muito importante”, disse ele em um vídeo gravado de aproximadamente 20 minutos.

Trump ainda aproveitou o momento para agradecer ao vice, Mike Pence, que nas últimas semanas contrariou diversos pedidos do presidente que queria barrar o resultado das eleições que colocaram Biden na Casa Branca. 

Sobre os ataques ao Capitólio, Trump condenou o ato e disse que o objetivo de todos os americanos é único. 

“Embora nós sempre teremos nossas desavenças, nós sempre seremos cidadãos de paz e amor, que esperamos que nosso país prospere e floresça. Todos os americanos ficaram horrorizados com a agressão ao nosso Capitólio. Violência política é um ataque a tudo que prezamos como americanos. Isso nunca pode ser tolerado”, disse.

O quase ex-presidente ainda citou que saiu de acordos bilaterais com outros países que, segundo ele, não beneficiavam os Estados Unidos. Também disse que enfrentou a Organização das Nações Unidas, reconheceu a capital de Israel como Jerusalém, e celebrou que foi um presidente que não entrou em uma guerras.

Trump finalizou dizendo que o movimento criado por ele é apenas o começo. "Agora que eu me preparo para entregar o cargo a um novo governo, eu quero que saibam que o movimento que criamos está apenas começando”, disse.

Veja o discurso

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Mundo

Trump diz que María Corina deve permanecer 'em segurança' após relatos de detenção na Venezuela

Número 2 do regime de Maduro nega detenção de María Corina: 'Invenção, mentira'

Mais de 425 mil residências e empresas ficam sem luz devido a incêndios na Califórnia

Saiba quem é a líder da oposição venezuelana presa após liderar protesto contra posse de Maduro