Exame Logo

Em 2,5 meses, chuva no Rio quase atinge média anual

De novembro do ano passado até o último sábado, a cidade de Nova Friburgo, por exemplo, registrou 1.189 milímetros de chuva, sendo que a média anual é de 1.246 mm

Movimentação nas ruas de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 10h07.

Rio de Janeiro - Nos últimos dois meses e meio, o volume de água que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro foi quase igual ao total da média anual. De novembro do ano passado até o último sábado, a cidade de Nova Friburgo, por exemplo, registrou 1.189 milímetros de chuva, sendo que a média anual é de 1.246 mm.

“Do início deste mês até o dia 15, choveu aproximadamente 400 mm, 110% acima da média normal”, diz a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Veja também

Janeiro sempre foi o mês do ano com o maior volume de água. Mas o Sudeste do País está sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, um dos fenômenos climáticos que potencializam as precipitações. O professor Augusto José Pereira Filho, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), explica que a tendência de chuvas intensas deve perdurar, pois os meses de janeiro têm se mostrado mais chuvosos a cada ano.

“Isso pode ser atribuído não às mudanças climáticas globais, mas às mudanças antrópicas nas cidades.” O processo de urbanização das grandes e médias cidades contribui para a formação de ilhas de calor e de pancadas de chuvas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame