Mundo

Em 1ª reunião, Mogherini e Tillerson falam de Rússia e Síria

Durante a reunião, na qual abordaram as relações transatlânticas, também trataram "o desafio comum da luta contra o terrorismo"

Mogherini e Tillerson: "A UE e os EUA têm uma relação de longa duração e trabalharemos para fazê-la avançar com base em nossos princípios e interesses", disse Mogherini (Joshua Roberts/Reuters)

Mogherini e Tillerson: "A UE e os EUA têm uma relação de longa duração e trabalharemos para fazê-la avançar com base em nossos princípios e interesses", disse Mogherini (Joshua Roberts/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 21h08.

Washington - A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Federica Mogherini, se reuniu nesta quinta-feira pela primeira vez com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, com quem tratou as relações com a Rússia e as crises da Síria e da Ucrânia.

"Foi um prazer reunir-me com o secretário Tillerson. Tivemos uma troca aberta sobre os muitos temas que estamos tratando", disse Mogherini em comunicado, após o encontro na sede do Departamento de Estado em Washington.

Durante a reunião, na qual abordaram as relações transatlânticas, também trataram "o desafio comum da luta contra o terrorismo, o contínuo trabalho para fortalecer a defesa europeia, as relações com a Rússia, o acordo nuclear com o Irã e as principais crises, da Ucrânia à Síria".

"A UE e os EUA têm uma relação de longa duração e trabalharemos para fazê-la avançar com base em nossos princípios e interesses", acrescentou Mogherini, que convidou Tillerson para visitar Bruxelas.

Trata-se da primeira reunião dos chefes da diplomacia europeia e americana desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no último dia 20 de janeiro.

Antes do encontro com Tillerson, Mogherini esteve no Congresso dos EUA, onde teve reuniões com vários senadores, entre eles Bob Corker, presidente do comitê de Relações Exteriores do Senado, e Ron Johnson, que lidera o de Segurança.

A representante europeia também terá encontros com o assessor de segurança da Casa Branca Michael Flynn, e o assessor presidencial e genro de Trump, Jared Kushner.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)União Europeia

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos