Mundo

Eleições no México: Morena vence no Estado do México, causando derrota histórica ao PRI

Morena conquista governo do Estado do México, enfraquecendo ainda mais o PRI

Morena conquista governo do Estado do México, enfraquecendo ainda mais o PRI (Arturo Hernandez / Eyepix Group/Future Publishing/Getty Images)

Morena conquista governo do Estado do México, enfraquecendo ainda mais o PRI (Arturo Hernandez / Eyepix Group/Future Publishing/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 5 de junho de 2023 às 18h32.

O partido governante do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, conquistou o governo do Estado mais populoso do país, desferindo um golpe com risco de vida ao antigo Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o Estado do México sem interrupção por quase um século.

Eleições no México

Com mais de 99% dos distritos contabilizados em um relatório preliminar, as autoridades eleitorais anunciaram nesta segunda-feira, 5, que Delfina Gómez, do Morena, conquistou 52,7% dos votos no Estado do México, contra 44,3% de Alejandra del Moral, do PRI.

O resultado foi uma nova baixa para o PRI, que manteve a presidência do México ininterruptamente por 71 anos, até perder o poder nas eleições de 2000; o partido governou o Estado do México e seus 17 milhões de habitantes por 94 anos até sua derrota no domingo, 4.

O partido Morena no México

O PRI conseguiu manter o governo do escassamente povoado Estado fronteiriço de Coahuila, ao norte, e governa o Estado vizinho de Durango em coalizão com outros partidos da oposição. Mas o PRI é agora uma sombra dos velhos tempos, quando governava o México com uma combinação de programas de caridade e corrupção. Impulsionado pela popularidade pessoal de López Obrador - e pagamentos mais generosos a idosos e estudantes - o Morena agora governa 22 dos 32 estados do México.

A disputa também foi observada de perto por causa de suas possíveis implicações para as eleições presidenciais do ano que vem. Mesmo sem ter escolhido ainda seu candidato, Morena é considerado o favorito naquela eleição nacional e será ainda mais com o controle do Estado do México. Enquanto isso, a perda do Estado do México pode significar o fim da relevância política do PRI no cenário nacional.

Acompanhe tudo sobre:México

Mais de Mundo

Autoridades resgatam 36.448 Pessoas das Inundações em Valência

Rússia está envolvida em ameaças de bomba no dia da eleição nos EUA, diz secretário

Arizona reforça segurança em centros de votação com drones e vigilância armada

Ameaças interrompem temporariamente votação na Geórgia, condado decisivo dos EUA