Mundo

Eleições na Espanha têm baixo comparecimento

Eleitores escolhem 350 membros da Câmara dos Deputados e 208 do Senado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2011 às 12h49.

Madri - O tempo ruim atrasou a abertura de algumas seções eleitorais na Espanha, que realiza eleições gerais hoje. Uma seção no sul do país teve de ser realocada por causa de enchentes, disse o porta-voz do escritório eleitoral, Felix Monteira. Segundo ele, o comparecimento às urnas era menor que durante a eleição de 2008 no país.

O Ministério do Interior informou que o comparecimento às 14 horas (hora local) era de 37,87%, 2,5 pontos inferior ao registrado no mesmo momento nas eleições de 2008, segundo o site do jornal El País. Os eleitores escolhem 350 membros da Câmara dos Deputados e 208 do Senado.

"Eu estou pronto para o que os espanhóis quiserem", afirmou o líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, favorito para vencer com folga a disputa. Já Alfredo Perez Rubalcaba, do governista Partido Socialista Obrero Español (PSOE), pediu aos partidários que não deixem o baixo comparecimento reduzir as chances da sigla. "Os próximos quatro anos serão muito importantes para nosso futuro", lembrou. "As grandes decisões devem ser tomadas pelos cidadãos, por isso é importante votar."

A previsão é de que as urnas sejam fechadas às 19h (de Brasília) e os primeiros resultados saiam uma hora depois disso, às 20h.

As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEleiçõesEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia