Mundo

Que horas sai o resultado da eleição na Argentina?

Javier Milei disputa o cargo com o atual ministro da Economia, Sergio Massa, e com a ex-ministra da Segurança do governo Macri, Patricia Bullrich

 (Stuart Dee/Getty Images)

(Stuart Dee/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 22 de outubro de 2023 às 12h43.

Última atualização em 22 de outubro de 2023 às 22h03.

O novo chefe do executivo argentino poderá ser escolhido neste domingo, em votação que iniciou às 8h, conforme informou a Direção Nacional Eleitoral (DINE) do país. Os primeiros resultados parciais devem sair por volta das 22h, e as expectativas giram em torno de saber se será ou não necessário um segundo turno.

O candidato da extrema-direita Javier Milei disputa o cargo com o atual Ministro da Economia, Sergio Massa, e com a ex Ministra da Segurança do governo Macri, Patricia Bullrich. Concorrem ainda Juan Schiaretti, atualmente governador de Córdoba, e Myriam Bregman, ambos candidatos pela esquerda.

Vitória ocorre com 45% dos votos válidos

Massa liderou as intenções de votos, com 30,9%, na última pesquisa divulgada pela AtlasIntel, em 13 de outubro. Atrás dele, Milei obteve 26,5% das intenções. Bullrich ficou em terceiro, com 24,4%.

Para ganhar em primeiro turno, é preciso alcançar 45% dos votos válidos ou 40% com uma diferença de mais de dez pontos do segundo colocado. Se nenhum dos presidenciáveis alcançar esse porcentual no domingo, cidadãos argentinos irão às urnas novamente em novembro.

Que horas sai o resultado da eleição na Argentina?

Os primeiros resultados parciais devem sair por volta das 22h. As urnas ficam abertas até às 18h, e os resultados da apuração começam a ser divulgados às 21h. Pesquisas de boca-de-urna também só podem ser divulgadas oficialmente após esse horário.

Eleição na Argentina

Acompanhe tudo sobre:Argentina

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump