Mundo

Eleição geral na Espanha deve ocorrer em 20 de dezembro

Partido de premiê continua sem a maioria absoluta, e a questão para muitos espanhóis é se a economia crescente está modificando suas vidas cotidianas


	O premier espanhol, Mariano Rajoy: "assim que o orçamento por aprovado... irei convocar eleições"
 (Thierry Charlier/AFP)

O premier espanhol, Mariano Rajoy: "assim que o orçamento por aprovado... irei convocar eleições" (Thierry Charlier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2015 às 08h35.

Madri - A Espanha provavelmente vai realizar eleições nacionais em 20 de dezembro, disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro Mariano Rajoy, que terá menos de quatro meses para convencer os espanhóis de que uma recuperação econômica é o suficiente para garantir um segundo mandato.

"Assim que o orçamento por aprovado... irei convocar eleições... Elas serão em dezembro", disse Rajoy durante entrevista à rádio Cope. Pressionando por uma data exata, o jornalista perguntou se poderia concluir que a data mais provável para as eleições era 20 de dezembro.

Rajoy responde: "Use como você disse: a coisa mais provável é que a Espanha realize eleições em 20 de dezembro".

Uma recuperação econômica forte, que pode tornar a Espanha uma das economias com crescimento mais rápido da Europa nesta ano, ampliou a liderança do partido de Rajoy nas pesquisas.

Mas o partido do premiê ainda continua sem a maioria absoluta, e a questão para muitos espanhóis é se a economia crescente está modificando suas vidas cotidianas. O desemprego está caindo, mas continua acima de 20 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA