Mundo

EI derrota forças do governo do Iraque a leste de Ramadi

Militantes do grupo jihadista derrotaram forças do governo iraquiano a leste da cidade de Ramadi, segundo autoridades e combatentes


	Militantes do Estado Islâmico: o progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque
 (Reuters)

Militantes do Estado Islâmico: o progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2015 às 17h55.

Bagdá - Militantes do Estado Islâmico derrotaram forças do governo do Iraque a leste da cidade de Ramadi nesta quinta-feira, disseram policiais e combatentes tribais pró-governo.

A linha defensiva foi rompida em Husaiba, que fica a cerca de 10 quilômetros da cidade, na tarde desta quinta-feira, depois que membros do grupo radical intensificaram os disparos de morteiros e foguetes.

"A situação é muito crítica agora que os combatentes do Daesh (termo árabe depreciativo para o Estado Islâmico) conseguiram romper nossa linha defensiva em Husaiba", afirmou o major da polícia Khalid al-Fahdawi.

"Recuamos para a parte leste da área e estamos esperando mais reforços e ataques da Força Aérea para deter o avanço do Daesh." Ramadi caiu nas mãos dos insurgentes no domingo, o revés mais significativo para as forças de segurança iraquianas em quase um ano.

O progresso do Estado Islâmico expôs as fraquezas do Exército do Iraque e as limitações da ofensiva aérea norte-americana.

O Estado Islâmico quer consolidar suas vitórias na vasta província desértica de Anbar, da qual Ramadi é a capital, onde só partes do território continuam sob controle do governo.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Autoridades resgatam 36.448 Pessoas das Inundações em Valência

Rússia está envolvida em ameaças de bomba no dia da eleição nos EUA, diz secretário

Arizona reforça segurança em centros de votação com drones e vigilância armada

Ameaças interrompem temporariamente votação na Geórgia, condado decisivo dos EUA