Mundo

EDP quer lançar dívida em dólar nas próximas semanas

Segundo vice-presidente de finanças, companhia deverá lançar uma emissão de títulos de dívida em dólar caso as condições sejam favoráveis


	Torre de energia: "iremos preparar essa emissão, de maneira a avançar antes do verão, caso as condições de mercado sejam as desejáveis", disse Nuno Alves, da EDP
 (Getty Images)

Torre de energia: "iremos preparar essa emissão, de maneira a avançar antes do verão, caso as condições de mercado sejam as desejáveis", disse Nuno Alves, da EDP (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2013 às 12h10.

Lisboa - A EDP Energias de Portugal, maior grupo industrial português, quer lançar uma emissão de títulos de dívida em dólares nas próximas semanas, antes da temporada de férias de verão no Hemisfério Norte, caso as condições sejam favoráveis, disse o vice-presidente de Finanças, Nuno Alves.

"A EDP manifestou publicamente a intenção de realizar uma emissão em dólares em 2013. Iremos preparar essa emissão, de maneira a avançar antes do verão, caso as condições de mercado sejam as desejáveis", disse Nuno Alves, em entrevista à Reuters.

A temporada de verão no Hemisfério Norte começa em 21 de junho.

Nuno Alves disse que "a EDP tem, através de caixa e linhas de crédito disponíveis e não sacadas, a liquidez necessária para fazer face a todas as dívidas que vencem em 2013 e 2014".

"Face à política definida, é objetivo da empresa manter, por antecipação, a liquidez suficiente para cobrir 2 anos de necessidades financeiras, por isso iremos em 2013 tentar obter os financiamentos necessários que permitam no final do ano ter 2015 totalmente coberto", explicou.

Em março, a dívida líquida da EDP caiu 100 milhões de euros, ante os 18,2 bilhões de euros em dezembro de 2012, com a relação de dívida líquida/Ebitda, caindo de 5 vezes para 4,2 vezes.

"A nossa expectativa é que os índices de dívida melhorem ligeiramente em 2013 e que permitam atingir a meta de 3 vezes no final de 2015", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresDívidas empresariaisEDPEmpresasEmpresas portuguesas

Mais de Mundo

Primeira privatização de Milei: IMPSA é vendida para empresa dos EUA por R$ 164 milhões

Oposição na Venezuela faz série de protestos para tentar impedir posse de Maduro

Novo foco de incêndio na Califórnia se aproxima de letreiro de Hollywood

Advogados do ex-presidente sul-coreano voltam a pedir anulação do mandado de prisão