Mundo

É contrassenso guerra pela guerra, diz presidente colombiano

Entre os militares, alguns setores também fazem críticas ao processo e ao fim da guerra, que, em tese, diminuiria o raio de atuação do efetivo militar no país


	Sem dizer nomes, Santos disse que há ex-presidentes que se parecem com Calígula - terceiro imperador do Império Romano
 (Javier Casella/AFP)

Sem dizer nomes, Santos disse que há ex-presidentes que se parecem com Calígula - terceiro imperador do Império Romano (Javier Casella/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 18h28.

Bogotá - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse hoje (9) que é um "contrassenso fazer a guerra pela guerra" em resposta às críticas direcionadas ao processo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que vem recebendo dos ex-presidentes Álvaro Uribe (2002-2010) e Andrés Pastrana (1998-2002).

Sem dizer nomes, Santos disse que há ex-presidentes que se parecem com Calígula - terceiro imperador do Império Romano.

"Calígula gostava de fazer guerra, porque vivia da guerra, mas isso aqui não tem sentido. Temos que buscar a paz. É um mandato constitucional", declarou durante uma palestra a altos oficiais das forças militares do país.

Santos questionou também os militares. "Se chegarmos ao fim do conflito e chegarmos a acordos em Havana, quem entrega as armas? Quem fica com as armas? E consequentemente, quem ganha a guerra?", perguntou.

O Exército colombiano tem cerca de 500 mil homens. Entre os militares, alguns setores também fazem críticas ao processo e ao fim da guerra, que, em tese, diminuiria o raio de atuação do efetivo militar no país.

Santos também falou que, caso o processo fracasse, ele está "tranquilo", porque manteve as operações militares e "não entregou um centímetro do território nacional à guerrilha e nem ofereceu vantagens militares". "Pelo contrário, se chegarmos a um acordo de paz e as Farc decidirem entregar as armas, aí sim, teremos ganhado a guerra", disse.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaFarcGuerras

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico