Doze migrantes morrem em tentativa de chegar à costa da Espanha
Mais três embarcações estão desaparecidas, cada uma com entre 50 e 55 pessoas a bordo
AFP
Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 09h45.
Doze migrantes morreram nesta quinta-feira, 12 eram considerados desaparecidos e mais de 30 foram resgatados com vida quando viajavam a bordo de uma embarcação precária na costa sul da Espanha .
A informação foi anunciada pela Guarda Costeira e a Cruz Vermelha.
A embarcação era procurada há dois dias no mar de Alborán, entre Andaluzia e o norte de Marrocos. Os migrantes foram levados ao porto de Almeria.
A porta-voz afirmou que não foram encontrados menores de idade entre as vítimas fatais ou os sobreviventes (29 homens e quatro mulheres).
A fonte disse ainda que em um primeiro momento a embarcação foi avistada por um navio de pesquisa oceanográfica da Marinha, antes do resgate do Salvamento Marítimo.
Mais três embarcações estão sendo procuradas, cada uma com entre 50 e 55 pessoas a bordo.
A Espanha virou nos últimos meses a principal porta de entrada de imigrantes em situação ilegal pelo mar na Europa, à frente de Grécia e Itália.
De acordo com a a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 55.000 migrantes chegaram pelo mar a Espanha este ano e 744 morreram na tentativa, mais que o triplo registrado em 2017.
O número representa metade do total na Europa (111.500, segundo a OIM).
A rota mais perigosa, no entanto, continua sendo a do Mediterrâneo central, com 1.306 mortes perto da costa da Itália.
No total, 2.217 migrantes morreram ou desapareceram este ano em tentativas de chegar ao continente europeu a partir da África.