Mundo

Em discurso, Obama fala sobre fundo do clima

Presidente dos Estados Unidos diz que os 100 bilhões de dólares só serão destinados a países pobres caso todos os líderes mundiais concordem com a proposta

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, incentiva proposta de fundo climático de 100 bilhões de dólares (.)

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, incentiva proposta de fundo climático de 100 bilhões de dólares (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (18) que a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) precisa chegar a um acordo contra o aquecimento global, ainda que o documento não seja perfeito.

Seremos todos mais fortes e estaremos mais seguros se agirmos juntos, disse durante o encerramento do encontro. Ele reforçou o compromisso norte-americano de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 17% até 2020 e em mais de 80% até 2050.

No discurso, Obama pediu transparência e cobrou mecanismos de controle capazes de conferir se as metas de redução anunciadas em Copenhague (Dinamarca) serão cumpridas. Ele defendeu ainda o financiamento a países em desenvolvimento para que eles se adaptem s mudanças climáticas.

Mitigação, transparência e financiamento, disse o presidente norte-americano, ao se referir uma espécie de fórmula certa que envolva princípios comuns, mas responsabilidades diferenciadas de cada país. Não temos tempo a perder. Os Estados Unidos já fizeram sua escolha, fizemos nossos comprometimentos e faremos o que estamos dizendo aqui, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

O bilionário que pôs a Groenlândia no radar de Trump

Após prisão de Maduro, EUA alerta governo cubano: ‘Não brinquem com Trump'

Após reunião na Casa Branca, María Corina Machado diz ter entregado Nobel a Trump

EUA e Taiwan finalizam acordo comercial com tarifas limitadas a 15%