Mundo

Dilma e Obama debaterão igualdade de gênero

"A ideia é fortalecer e ampliar a cooperação na área da mulher", disse à Agência Efe um porta-voz oficial após uma reunião em Brasília

Entre os assuntos da visita de Obama estarão eliminar a discriminação contra a mulher e alcançar uma igualdade plena de gênero (AFP/Alejandro Pagni)

Entre os assuntos da visita de Obama estarão eliminar a discriminação contra a mulher e alcançar uma igualdade plena de gênero (AFP/Alejandro Pagni)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 22h42.

São Paulo - A presidente brasileira, Dilma Rousseff, e o chefe de Estados americano, Barack Obama, incluirão assuntos relativos à promoção da igualdade de gênero em seu encontro em março, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

"A ideia é fortalecer e ampliar a cooperação na área da mulher", disse à Agência Efe um porta-voz oficial após uma reunião em Brasília entre a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres brasileira, Iriny Lopes, e a embaixadora especial para a assuntos da mulher americana, Melanne Verveer.

A funcionária americana, a terceira autoridade do Governo de Obama que visita o Brasil neste ano, chegou ao país com o objetivo de fortalecer a troca de experiências em assuntos relativos à mulher e à igualdade de gênero.

Anteriormente, estiveram no Brasil o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e o secretário de Estado adjunto para assuntos econômicos, energéticos e comerciais, José Fernández, que também trataram de temas que serão discutidos por Dilma e Obama.

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny e Melanne decidiram nesta quinta-feira ampliar um memorando de entendimento assinado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e pelo ex-chanceler brasileiro Celso Amorim em março de 2010, a fim de fortalecer a cooperação bilateral na área das mulheres.

Essa nova cooperação resultará em uma maior troca de informações com o objetivo de "eliminar a discriminação contra a mulher e alcançar uma igualdade plena de gênero", informou a secretaria em comunicado.

Além disso, Melanne ofereceu dez bolsas de estudos para pós-graduação em universidades americanas a jovens pesquisadoras brasileiras dedicadas às áreas de engenharia, matemática, física e informática.

Segundo as fontes consultadas pela Agência Efe, Melanne também disse estar "impressionada" com o fato de Dilma ser a primeira mulher a chegar à Presidência no Brasil, o que considerou "muito importante" para que país avance rumo a uma verdadeira igualdade de gênero. Os assuntos discutidos nesta quinta-feira serão retomados por Dilma e Obama durante a visita que o presidente dos EUA deve fazer ao Brasil em 19 e 20 de março.

Durante sua estadia no Brasil, que termina na sexta-feira, Melanne visitará uma delegacia que atende exclusivamente casos de violência de gênero e irá a Pernambuco, onde se reunirá com representantes de grupos não-governamentais e empresários.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaGoverno DilmaPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia