Mundo

Dilma defende valorização do salário mínimo

A presidente eleita também disse que pretende manter o aumento do consumo, com a valorização do salário mínimo

Dilma Rousseff quer um acréscimo maior que o previsto para o salário mínimo em 2011 (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Dilma Rousseff quer um acréscimo maior que o previsto para o salário mínimo em 2011 (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2010 às 09h28.

São Paulo - A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) disse ontem à noite, em entrevista ao Jornal da Band, que o governo vai discutir, ainda este ano, um acréscimo maior que o previsto para o salário mínimo em 2011.

Segundo a fórmula definida durante o governo Lula e usada atualmente, o salário mínimo é reajustado pela soma da inflação do ano mais o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. Em 2011, como PIB de 2009 foi de zero, sobrariam apenas 5% de aumento, relativos à inflação.

Porém, a presidente eleita disse que pretende manter o aumento do consumo, com a valorização do salário mínimo. Segundo ela, isso foi feito no governo Lula, com expansão do crédito e a geração de empregos. "Pretendo de forma sistemática valorizar o salário mínimo", declarou. Pela conta, o reajuste em 2012 chegará a 12%, somando 5% de inflação com o PIB de 7% de 2010.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaPolíticaSalário mínimo

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA