Mundo

Dia de greve na França contra reforma das pensões

Sindicatos paralisaram alguns serviços públicos, como o transporte, protestando contra o aumento da idade mínima para se aposentar no país

Manifestantes de reúnem em Paris: sindicatos prevêem que até 2 milhões de pessoas entrem em greve contra reforma na aposentadoria (.)

Manifestantes de reúnem em Paris: sindicatos prevêem que até 2 milhões de pessoas entrem em greve contra reforma na aposentadoria (.)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2010 às 10h08.

Paris - Os serviços públicos e os transportes sofrem nesta terça-feira importantes transtornos na França por ocasião de um nova greve e novas manifestações contra o projeto de reforma das pensões do Governo, que eleva a idade mínima de aposentadoria.

Na semana passada, o governo apresentou uma bateria de propostas que preveem subir a idade mínima de aposentadoria de 60 a 62 anos para cortar o déficit orçamentário.

Nos transportes, só estava funcionava um trem de alta velocidade em cada dois, com saída e destino de Paris, assim como nas linhas internacionais. No metrô parisiense, 60% do tráfego era normal.

Nos meios de comunicação, as rádios públicas France Inter e France Info não transmitiram sua programação matinal.

Os sindicatos franceses, apoiados pela oposição socialista, convocaram manifestações em toda França. Preveem entre 1 e 2 milhões de manifestantes. Na última greve, reuniram 395.000 pessoas, segundo o ministério do Interior, e um milhão, segundo os organizadores.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaFuncionalismoGreves

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA