Desaprovação do governo Obama passa dos 50%, diz pesquisa

A pesquisa, realizada por telefone entre 13 e 16 de agosto com 1.001 adultos, indicou que 51% dos entrevistados desaprova a gestão do presidente

Washington - A desaprovação à gestão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a superar os 50%, depois de ter caído nas últimas semanas, mostrou uma pesquisa da emissora "CNN" divulgada nesta sexta-feira.

A pesquisa, realizada por telefone entre 13 e 16 de agosto com 1.001 adultos, indicou que 51% dos entrevistados desaprova a gestão do presidente, e 47% dizem estar satisfeitos.

Em julho, a porcentagem de desaprovação era de 47 %, e a aprovação de 49%, e no final de junho o apoio ao trabalho de Obama chegou aos 50% pela primeira vez em mais de dois anos.

O presidente alcançou esses 50% de popularidade após uma das melhores semanas de seu mandato, protagonizada por duas importantes decisões da Suprema Corte americana: uma de apoio a sua reforma da saúde e outra que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.

Nesta nova pesquisa de "CNN" divulgada hoje, que tem uma margem de erro de três pontos , 62% dos entrevistados desaprovam a forma como Obama está abordando a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Além disso, 60% discordam do manejo das relações com o Irã após o histórico acordo selado em julho sobre o programa nuclear da República Islâmica.

Quanto ao renovado esforço de Obama para tentar fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba, antes do fim de seu mandato, em janeiro de 2017, 53% consideram que essa prisão deve continuar aberta, e 44% acreditam que é preciso encerrá-la e transferir os presos para outras instalações.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.