Mundo

Demóstenes: Senado 'pegou carona na onda errada' sobre desarmamento

Segundo o líder do DEM, iniciativa de líderes chamada por Sarney prejudica "cidadãos de bem" que optaram por manter o comércio de armas em 2005

Demóstenes Torres: "tem que desarmar os bandidos e não os cidadãos de bem" (Antonio Cruz/ABr)

Demóstenes Torres: "tem que desarmar os bandidos e não os cidadãos de bem" (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2011 às 15h08.

Brasília - O líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), afirmou hoje (13) que ao decidir fazer um plebiscito para que a população decida sobre a proibição do comércio de armas no país, o Senado "pegou carona na onda errada". Para ele, a iniciativa dos líderes em reunião com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), foi equivocada e prejudica os "cidadãos de bem" que, em 2005, optaram em referendo manter o comércio de armamentos e munições, mesmo que com uso restrito.

Para o parlamentar, mais eficiente seria legislativo e governo discutirem medidas efetivas e pontuais como o aumento de efetivo de segurança nas escolas. "As escolas são assediadas todos os dias por pedófilos, traficantes e outros marginais. O aumento da segurança seria uma boa medida".

"Se as armas foram adquiridas de forma legal tem que desarmar os bandidos e não os cidadãos de bem", afirmou Demóstenes. Ele não participou da reunião de líderes quando foi decidido dar andamento a um projeto de decreto legislativo que prevê a realização de um plebiscito no primeiro domingo de outubro (2).

Demóstenes Torres acrescentou que, por se tratar de plebiscito, ao contrário de um referendo caberá ao Congresso a palavra final sobre a proibição total ou não do comércio de armamentos. Ele acrescentou que atualmente o Brasil já tem uma legislação das mais rigorosas do mundo para a obtenção de porte de armas.

A discussão veio à tona depois da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um atirador matou doze estudantes, na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:CongressoDemocratas (DEM)Oposição políticaPartidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame