Mundo

Demora para formar governo é fiasco lamentável, diz clérigo

Inabilidade do Parlamento iraquiano para chegar a um acordo em sua primeira sessão foi lamentável, disse mais poderoso clérigo xiita

Xiitas com foto de aiatolá: Sistani também reiterou seu chamado para que o novo governo tenha "ampla aceitação nacional" (Wissm al-Okili/Reuters)

Xiitas com foto de aiatolá: Sistani também reiterou seu chamado para que o novo governo tenha "ampla aceitação nacional" (Wissm al-Okili/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 13h59.

Bagdá - A inabilidade do Parlamento iraquiano para chegar a um acordo sobre a formação de um novo governo em sua primeira sessão foi um "fracasso lamentável", disse o mais poderoso clérigo xiita, o grão-aiatolá Ali al-Sistani, em um sermão proferido por um assessor nesta sexta-feira.

"Na última terça-feira se realizou a primeira sessão do Parlamento. Havia entre as pessoas o otimismo de que seria um bom começo para essa assembleia em seu compromisso com os textos legais e constitucionais", disse o assessor Ahmed al-Safi, no sermão.

"Mas o que aconteceu depois, o fato de não ter sido eleito o presidente do Parlamento e seus adjuntos antes do término da sessão, foi um fracasso lamentável." Sistani também reiterou seu chamado para que o novo governo tenha "ampla aceitação nacional".

Acompanhe tudo sobre:IraqueIslamismoGovernoSunitasXiitas

Mais de Mundo

Explosões deixam ao menos 18 feridos durante visita de Macron à Síria

Otan fecha acordos bilionários de defesa antes de reunião com Trump

Cúpula da Otan começa com desafio de lidar com distanciamento dos EUA

Flávio Bolsonaro falará em audiência nesta terça nos EUA; veja como será