Mundo

Democratas e republicanos buscam fim de impasse nos EUA

Líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, afirmou que negocia com o líder da minoria, senador Mitch McConnell, uma saída para reabrir o governo


	Funcionário federal durante uma manifestação contra a paralisação do Governo dos Estados Unidos em frente ao prédio do Congresso, em Washington
 (Jonathan Ernst/Reuters)

Funcionário federal durante uma manifestação contra a paralisação do Governo dos Estados Unidos em frente ao prédio do Congresso, em Washington (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2013 às 15h57.

O líder da maioria democrata no Senado norte-americano, Harry Reid, abriu a sessão de hoje na Casa dirigindo duras críticas aos republicanos, mas afirmou que negocia com o líder da minoria, senador Mitch McConnell, uma saída para reabrir o governo e elevar o teto da dívida.

Ao criticar os republicanos, Reid acusou-os de irresponsabilidade fiscal em gestões anteriores e de terem bloqueado ontem o projeto de lei democrata para a elevação do teto da dívida. A seguir, declarou-se "confiante e esperançoso" em um acordo.

Reid disse que ele e McConnell estão negociando uma solução afirmou estar fazendo tudo o que está a seu alcance para desfazer o impasse. Ele também desmentiu acusações de congressistas republicanos de que estaria tentando elevar os limites de gastos implementados na Lei de Orçamento de 2011.

Lagarde adverte contra cortes de gastos drásticos 

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, advertiu neste domingo contra cortes muito drásticos de gastos públicos nos Estados Unidos. Em entrevista à emissora de televisão NBC, ela alertou que cortes muito profundos poderão afetar a frágil recuperação econômica global.

"O importante é não provocar uma contração econômica com um corte muito brutal de gastos agora, em um momento no qual a recuperação começa a engrenar", ponderou ela. "O ritmo da consolidação precisa ser sensível, de maneira a preserva um crescimento que gera empregos e ajuda de todas as maneiras", defendeu Lagarde. Fontes: Market News International e Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba