Mundo

DEM nega apoio do partido à candidatura de Chalita

Mesmo com o DEM passando por uma reestruturação após a saída do prefeito Gilberto Kassab, Agripino deixou claro que a sigla pretende apresentar um candidato em 2012

Agripino Maia, líder do DEM: o líder do partido negou que o PMDB tenha pedido o apoio a Chalita (Renata Santana de Oliveira/Agência Senado)

Agripino Maia, líder do DEM: o líder do partido negou que o PMDB tenha pedido o apoio a Chalita (Renata Santana de Oliveira/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2011 às 17h55.

São Paulo - O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), rechaçou hoje as especulações em torno da possibilidade do partido apoiar o PMDB na sucessão municipal de São Paulo. Mesmo com o DEM passando por um período de reestruturação após a saída do prefeito Gilberto Kassab, Agripino deixou claro que a sigla pretende apresentar um candidato em 2012 e não cogita a possibilidade de apoiar o deputado federal "neopeemedebista" Gabriel Chalita (SP). "Isso (apoio) não existe. Nós temos um pré-candidato, que é o Rodrigo Garcia (Secretário Estadual de Desenvolvimento Social). E estamos conversados", enfatizou o senador.

O líder do partido negou que o PMDB tenha pedido o apoio a Chalita. "É de conhecimento do PMDB que o Rodrigo Garcia é pré-candidato", argumentou. Para o senador, embora as conversas entre os partidos sejam encaradas como naturais, o DEM tem como parceiro número um o PSDB. "A aliança prioritária do DEM é com o PSDB", ressaltou.

Chalita deixou o PSB em junho para se filiar ao PMDB. O deputado foi recebido com festa no partido do vice-presidente da República Michel Temer, que de imediato o anunciou como pré-candidato à sucessão de Kassab. Além de disputar a eleição municipal, Chalita foi contemplado com a presidência do diretório municipal do PMDB.

A filiação de Chalita faz parte do projeto do PMDB de lançar candidatos na maioria das cidades do Estado e, onde não for possível apresentar um nome como cabeça de chapa, a sigla pretende ter pelo menos o posto de vice.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPartidos políticosPolíticaOposição políticaDemocratas (DEM)

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos