Mundo

Defesa de Battisti entra com pedido de soltura no STF

Battisti cumpre prisão preventiva em Brasília desde 2007

A defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti entrou com um pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF) (Arquivo/Reuters)

A defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti entrou com um pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF) (Arquivo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 20h54.

São Paulo - A defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti entrou nesta segunda-feira com um pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF), três dias após o governo brasileiro negar sua extradição à Itália, onde foi condenado à revelia por quatro homicídios.

Battisti cumpre prisão preventiva em Brasília desde 2007 e recebeu do então ministro da Justiça, Tarso Genro, o status de refugiado político.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na sexta-feira, em seu último dia de governo, negar a extradição do ex-ativista, o que desagradou o governo italiano.

O pedido do alvará de soltura foi feito dentro do processo de extradição do italiano, informou a assessoria do STF, após a publicação da decisão de Lula na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

O caso deverá ser analisado pelo presidente da Corte, Cezar Peluso, que poderá optar pela análise do pedido somente em fevereiro, com o fim do recesso do Judiciário.

A decisão de Lula foi tomada mais de um ano após o STF autorizar, por cinco votos a quatro, a extradição do italiano. A corte, no entanto, deixou a palavra final sobre o assunto para Lula.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaJustiçaPolítica

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h