Mundo

Debate eleitoral vai concorrer com jogo da Libertadores

Em tese, 21,6 milhões de torcedores do São Paulo e do Internacional não assistirão ao encontro dos presidenciáveis

Estádio do Morumbi fica a dois quilômetros da sede da Band (.)

Estádio do Morumbi fica a dois quilômetros da sede da Band (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - O primeiro debate entre os presidenciáveis, promovido pela Rede Bandeirantes, terá a concorrência da semi-final da Copa Libertadores nesta quinta-feira (5). O evento político tem início previsto para as 22h enquanto a partida entre São Paulo e Internacional, que será transmitida pela Rede Globo, está marcada para as 21h50.

Levando em consideração que a importância do torneio fará com que todos os torcedores do São Paulo e do Inter queiram assistir ao jogo, os presidenciáveis poderão perder, em tese, a audiência de 21,6 milhões de pessoas (ou 11,2% dos torcedores a partir de 10 anos de idade), segundo pesquisa do Ibope divulgada em junho deste ano (16,8 milhões de tricolores e 4,8 milhões de colorados).

No dia 16 de junho, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a transferência da data da partida do dia 4 (quarta-feira) para o dia 5 (quinta-feira) de agosto. A assessoria de imprensa da Band informa que o martelo tinha sido batido com as equipes dos candidatos bem antes, em abril.

A coincidência não se resume ao dia e ao horário. A sede da Band e o estádio do São Paulo ficam no bairro do Morumbi, na zona sul da capital paulista, a apenas dois quilômetros de distância, o que deve piorar ainda mais o trânsito na região.

Debate

Quatro candidatos estarão no encontro: Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). O jornalista Ricardo Boechat será o mediador do debate, que contará com as participações dos jornalistas Joelmir Betting e José Paulo de Andrade.


Vejas as regras estabelecidas pela emissora:

1º Bloco: os candidatos respondem a uma mesma pergunta elaborada pela produção com base em temas sugeridos pelos internautas do eband.

A pergunta será respondida seguindo ordem de sorteio.

Pergunta: 1 minuto
Resposta: 2 minutos

Em seguida, nesse mesmo bloco, inicia-se a rodada de perguntas de candidato para candidato. A ordem para perguntar será sorteada.

Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 1 minuto
Tréplica: 1 minuto

2º e 3º Blocos: candidato pergunta para candidato, nos mesmos moldes do primeiro bloco.

4º Bloco: Os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting fazem perguntas aos candidatos. O jornalista faz a pergunta a um determinado candidato e escolhe outro para comentar a resposta. A regra assegura que todos serão perguntados e todos comentarão.

Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Comentário: 1 minuto
Réplica: 1 minuto

5º Bloco: o debate termina com a última consideração de cada candidato. Valerá a ordem invertida do primeiro bloco. Ou seja, o último a falar no primeiro bloco será o primeiro a tecer as considerações finais. Tempo de cada candidato: 2 minutos e meio.

Observação: ofensas pessoais provocarão direito de resposta.

(notícia atualizada às 14h53)


Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010EsportesFutebolPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia