- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Dalai Lama visitará região indiana disputada com a China
Durante a estadia na zona, ele fará o que costuma fazer habitualmente: "conversar e instruir"
Modo escuro
Dalai Lama: a viagem foi criticada com insistência pelas autoridades chinesas (Alessandro Garofalo/Reuters)
Publicado em 3 de março de 2017 às, 11h02.
Nova Délhi - O líder Dalai Lama visitará "na primeira semana de abril" o estado indiano de Arunachal Pradesh, disputado há meio século por Nova Délhi e Pequim, uma viagem que foi criticada com insistência pelas autoridades chinesas.
"No dia 4, na primeira semana de abril, Dalai Lama chegará a Arunachal Pradesh", afirmou nesta sexta-feira à Agência Efe um porta-voz do líder budista tibetano, Tenzin Taklha.
Segundo o porta-voz, a viagem de Dalai Lama surgiu por um "convite" do chefe do governo de Arunachal Pradesh, Pema Khandu. Taklha afirmou que durante a estadia na zona, "Sua Santidade" fará o que costuma fazer habitualmente, que é "conversar e instruir".
Taklha lembrou, além disso, que no passado o líder budista foi "várias vezes" à região, um lugar importante para o budismo já que de lá é original o sexto Dalai Lama, anotou.
A soberania sobre a região de Arunachal Pradesh, na região do Himalaia e no extremo nordeste da Índia, é reivindicada pela Índia e China desde praticamente a criação do estado indiano, e foi o causadora de uma breve guerra entre as duas potências asiáticas em 1962.
China e Índia tentam reduzir as tensões sobre este conflito através de rodadas regulares de negociações, embora sejam frequentes as acusações mútuas de incursões militares na região fronteiriça.
Enquanto Índia controla Arunachal Pradesh, reclamada pela China, o regime comunista administra de fato outra área disputada por ambos, Aksai Chin, na fronteira ocidental dos dois países e parte da histórica região da Caxemira.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.