Mundo

CVM americana vai passar por revisão

Investigação de ações ilegais envolvendo a comissão faz Congresso pedir análise das suas funções

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Securities and Exchange Commission (SEC), órgão americano semelhante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil, será submetido a uma revisão abrangente pelo Government Accoutability Office (GAO), o braço investigativo do Congresso dos Estados Unidos. O GAO irá examinar se a comissão monitora adequadamente as organizações.

O órgão está sob investigação pela maneira que lidou com o comércio ilegal de contratos envolvendo uma corretora proeminente chamada Pequot Capital Management, dirigida por Arthur Samberg. O caso envolvia transações comerciais lucrativas feitas pela corretora na frente de outros investidores em 2004. O SEC é também acusado de proteger investidores através do patrulhamento dos mercados financeiros do país e processar pessoas físicas e empresas por violações das leis de segurança.

O pedido de revisão do SEC foi feito pelo presidente do comitê de finanças do Senado americano, o republicano Charles Grassley. O senador disse na quinta-feira (26/10) em discurso, que o Congresso precisa de uma análise independente sobre o assunto. "A integridade dos nossos mercados financeiros e a segurança dos investidores individuais dependem de investigação para evitar o comércio ilegal de contratos e a manipulação", diz Grassley. O porta-voz do SEC John Heine, diz que a comissão está aberta para revisões.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame