Mundo

Curdos lançam ofensiva contra Estado Islâmico no Iraque

As forças curdas iniciaram uma grande ofensiva contra o grupo Estado Islâmico no norte do Iraque, cortando a estrada que liga duas cidades controladas pelo EI

Fumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Estado Islâmico (Aris Messinis/AFP)

Fumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Estado Islâmico (Aris Messinis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 19h49.

Erbil - As forças curdas iniciaram nesta quarta-feira uma grande ofensiva contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, cortando a estrada que liga as duas principais cidades controladas pelos jihadistas na região, informou uma fonte oficial.

Segundo o Conselho de Segurança da Região Autônoma do Curdistão, as forças curdas lançaram às 07H00 local desta quarta "uma ofensiva em grande escala", com o apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Durante o ataque, foi cortada a rota de ligação entre Mossul, segunda cidade do Iraque e atual bastião do EI, e Tal Afar, uma importante localidade a oeste que os jihadistas controlam há meses, revelaram oficiais curdos.

A Coalizão anunciou a realização, a partir de terça-feira, de seis operações aéreas no norte do Iraque, sendo três contra Tal Afar e três contra Mossul, onde foram atingidos veículos, unidades, prédios e armas pesadas do EI, além de uma ponte.

O Estado Islâmico lançou em junho uma ampla ofensiva no Iraque, capturando um vasto território, especialmente na província de Al Anbar, na fronteira com a Síria.

Mas as forças curdas resistiram à ofensiva dos jihadistas, cuja chegada aos arredores de Erbil precipitou a resposta internacional.

A partir de agosto, a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeia posições do EI no Iraque, o que permitiu às forças curdas recuperar terreno, especialmente na região de Gwer.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Chefe de segurança da usina nuclear de Zaporizhzhya morre em ataque com carro-bomba

Quem é Safieddine, potencial líder do Hezbollah supostamente alvo de ataques israelenses em Beirute?

Ministro das Relações Exteriores do Irã declara apoio ao Hezbollah durante viagem ao Líbano

Ação de nossas forças foi completamente legal e legitima, diz líder Supremo do Irã