Mundo

Cúpula: Merkel satisfeita após negociação difícil

Proposta alemã para mudança no Tratado de Lisboa foi aceita pelos outros membros e será discutida

A chanceler alemã Angela Merkel na Cúpula da UE (John Thys/AFP)

A chanceler alemã Angela Merkel na Cúpula da UE (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 08h57.

Bruxelas - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira estar satisfeita com os resultados da cúpula da UE em Bruxelas, que decidiu abrir, como ela desejava, as portas para uma mudança do Tratado de Lisboa que inclua a criação de um fundo permanente de ajuda aos países em dificuldades financeiras.

"No geral, tivemos uma negociação profunda e difícil", disse Merkel em uma coletiva de imprensa, após o primeiro dos dois dias de cúpula em Bruxelas.

A chanceler estimou ter ganhado em suas reinvidicações. Segundo ela, a Alemanha conseguiu "ir muito longe" nos pontos que considera importantes.

Merkel congratulou-se do fato de que a UE tenha aceitado estudar uma modificação de maneira limitada do Tratado de Lisboa, para perpetuar um fundo de ajuda financeira aos países em dificuldades, que atualmente está vigente por três anos, até 2013.

Berlim, principal contribuinte deste fundo por ser a maior economia do continente, defende esta exigência dizendo que seu Tribunal Constitucional poderia impedí-la de aprovar a criação do fundo, já que o atual Tratado de Lisboa proíbe que qualquer Estado membro seja resgatado por seus sócios europeus.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Taiwan remodela suas manobras militares para adaptá-las às ameaças chinesas

Kamala elogia Biden em 1º discurso após desistência: 'sem paralelo na história moderna'

Serviço Secreto reconhece ataque contra Trump como "maior fracasso operacional" em décadas

Mais na Exame