Cuba registra recorde de 250 mil viagens ao exterior

Desde 14 de janeiro, quando entrou em vigor a reforma migratória, e até 30 de novembro, foram "registradas 257.518 viagens" de cubanos ao exterior

Havana - Os cubanos fizeram mais de 250.000 viagens ao exterior durante os primeiros 10 meses da reforma migratória, um recorde, depois de meio século de restrições para deixar a ilha, informou um funcionário do governo.

Desde 14 de janeiro, quando entrou em vigor a reforma migratória, e até 30 de novembro, foram "registradas 257.518 viagens" de cubanos ao exterior, indicou o coronel Lamberto Fraga, vice-chefe da direção de Imigração e Nacionalidade, em uma entrevista publicada na internet.

"Essas viagens foram realizadas por 184.787 pessoas. Isto significa que, neste período, algumas pessoas viajaram mais de uma vez", explicou Fraga.

Este número é 35% superior ao registrado em 2012.

Além de eliminar restrições para viagens ao exterior, o presidente Raúl Castro estendeu de 11 meses a dois anos o tempo de permanência dos cubanos no exterior, sem perder a sua residência na ilha, o que lhes dá acesso a subsídios e serviços gratuitos como educação e saúde.

A reforma da migração também favoreceu os dissidentes, como a blogueira Yoani Sanchez e a líder das Damas de Branco, Berta Soler, que viajaram várias vezes para o exterior neste ano.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.