Mundo

Croácia afirma ter "forçado" Hungria a receber imigrantes

Croácia disse ainda que continuará enviando refugiados à Hungria


	Refugiados sírios na Croácia: país disse que daria comida, água e atendimento médico ao imigrantes, antes de deixá-los seguir seu destino
 (Reuters)

Refugiados sírios na Croácia: país disse que daria comida, água e atendimento médico ao imigrantes, antes de deixá-los seguir seu destino (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2015 às 11h35.

Beli Manastir - A Croácia disse neste sábado que “forçou” a Hungria a receber milhares de imigrantes e que iria continuar a enviá-los ao país vizinho do norte, em meio a um desentendimento e desordem cada vez maiores na Europa em relação ao maior fluxo migratório das últimas décadas.

Mais de 20 mil imigrantes, muitos deles refugiados sírios, têm afluído para a Croácia desde terça-feira, quando a Hungria bloqueou a rota para a União Europeia através de sua fronteira ao sul com a Sérvia, construindo uma cerca de metal e usando gás lacrimogêneo e canhões de água para impedir a passagem.

Em um alerta de que estava aliviando a contenção, o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, disse que seu país daria comida, água e atendimento médico ao imigrantes, antes de deixá-los seguir seu destino.

“Não houve acordo (com a Hungria). Nós os forçamos, ao enviar pessoas para lá. E vamos continuar a fazer isso”, disse Milanovic a jornalistas na cidade de Beli Manastir, no nordeste do país, de onde muitos ônibus e trens têm partido para um curta viagem em direção à Hungria.

Soldados húngaros correm para erguer mais uma cerca, como a construída na fronteira com a Sérvia, ao longo da fronteira croata, esticando arame farpado. Milanovic foi desdenhoso sobre a medida. “Fronteiras podem ser fechadas somente pela força bruta”, disse ele. “E isso significa matar.” 

Acompanhe tudo sobre:CroáciaEuropaHungriaImigraçãoRefugiados

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA