Mundo

Cristo Redentor ganha iluminação mais eficiente

No aniversário de 446 anos do Rio de Janeiro, comemorado nesta terça (1º), o Morro do Corcovado inaugura um sistema em LED que consome 80% menos energia

A sete meses de seus 80 anos, Cristo Redentor recebe iluminação high tech e econômica. (Divulgação)

A sete meses de seus 80 anos, Cristo Redentor recebe iluminação high tech e econômica. (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 1 de março de 2011 às 11h49.

São Paulo - Símbolo mais famoso do Rio e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor estará radiante para as comemorações dos 446 anos da Cidade Maravilhosa, completos nesta terça (1º). A efeméride será marcada pela inauguração da nova iluminação do monumento, em LED, considerada mais econômica e eficiente do que as lâmpadas convencionais.

De acordo com o grupo alemão Osram, responsável pelo projeto, o novo sistema promete reduzir gastos com o consumo energético em até 80%. Enquanto a iluminação antiga tinha consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos, agora, será equivalente ao de dois chuveiros. Com vida útil mais extensa, feitas as devidas manutenções, a nova iluminação pode durar até 10 anos.

A partir das 19h30, todos os 300 projetores em LED de última geração serão acionados via celular pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, juntamente com o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes. A iniciativa também é parte das comemorações do aniversário de 80 anos do monumento, celebrado em outubro.

A obra conta ainda com um sistema de controle inovador, o Lighting Control Engine, que possibilita o gerenciamento de cada projetor de forma precisa e individual, tanto em relação às cores como à intensidade da luz - tecnologia que será usada para iluminar o Cristo em datas especiais.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisPreservação ambientalRio de JaneiroSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo