Mundo

Cristo Redentor ganha iluminação mais eficiente

No aniversário de 446 anos do Rio de Janeiro, comemorado nesta terça (1º), o Morro do Corcovado inaugura um sistema em LED que consome 80% menos energia

A sete meses de seus 80 anos, Cristo Redentor recebe iluminação high tech e econômica. (Divulgação)

A sete meses de seus 80 anos, Cristo Redentor recebe iluminação high tech e econômica. (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 1 de março de 2011 às 11h49.

São Paulo - Símbolo mais famoso do Rio e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor estará radiante para as comemorações dos 446 anos da Cidade Maravilhosa, completos nesta terça (1º). A efeméride será marcada pela inauguração da nova iluminação do monumento, em LED, considerada mais econômica e eficiente do que as lâmpadas convencionais.

De acordo com o grupo alemão Osram, responsável pelo projeto, o novo sistema promete reduzir gastos com o consumo energético em até 80%. Enquanto a iluminação antiga tinha consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos, agora, será equivalente ao de dois chuveiros. Com vida útil mais extensa, feitas as devidas manutenções, a nova iluminação pode durar até 10 anos.

A partir das 19h30, todos os 300 projetores em LED de última geração serão acionados via celular pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, juntamente com o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes. A iniciativa também é parte das comemorações do aniversário de 80 anos do monumento, celebrado em outubro.

A obra conta ainda com um sistema de controle inovador, o Lighting Control Engine, que possibilita o gerenciamento de cada projetor de forma precisa e individual, tanto em relação às cores como à intensidade da luz - tecnologia que será usada para iluminar o Cristo em datas especiais.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisPreservação ambientalRio de JaneiroSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Forças Armadas Canadenses serão lideradas por uma mulher pela 1ª vez

Autoridades do G20 recebem recomendações de centros de pesquisas

Ataques russos na região de Donetsk deixam ao menos 11 mortos e 43 feridos

Novo primeiro-ministro britânico anuncia fim de plano de expulsar migrantes para Ruanda

Mais na Exame