Mundo

Cristina Kirchner lidera ato para receber fragata "Liberdad"

Centenas de simpatizantes governistas viajaram desde Buenos Aires para Mar del Plata para acompanharem a celebração no porto do balneário

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 15h29.

Buenos Aires - A presidente argentina, Cristina Kirchner, liderará nesta quarta-feira um grande ato organizado no balneário de Mar del Plata para receber a fragata "Liberdad", retida durante mais de dois meses em Gana a pedido de um fundo de investimentos dos EUA.

"É um acontecimento histórico" que reunirá "milhares de pessoas", declarou nesta quarta-feira aos meios de imprensa o prefeito de Mar del Plata, Gustavo Pulti.

A celebração oficial poderia ser denegrida caso prospere a convocação de "panelaço" divulgada através das redes sociais tanto em Mar del Plata como em Buenos Aires, a primeira do ano contra o governo de Cristina Kirchner.

Centenas de simpatizantes governistas viajaram desde Buenos Aires para Mar del Plata para acompanharem a celebração no porto do balneário, rodeado por um forte dispositivo de segurança.

A fragata "Liberdad" já pode ser vista da costa e iniciou uma lenta manobra de aproximação ao porto que será completada nas próximas horas com a maré alta, escoltada por cerca de 150 embarcações.

O capitão e a tripulação da embarcação da Armada serão recebidos pela presidente argentina, vários membros de seu Gabinete, dirigentes políticos, governadores provinciais e familiares.

Após a chegada da embarcação da Armada argentina ao porto de Mar del Plata, a presidente oferecerá um discurso que dará passagem a uma festa que será concluída com fogos de artifício.

A fragata partiu de Gana em 19 de dezembro depois que o Tribunal do Mar, com sede em Hamburgo (Alemanha), ordenou sua "imediata liberação" e colocou fim no conflito iniciado em 2 de outubro, quando um juiz ganês aceitou o pedido de embargo interposto pelo fundo americano NML.

O fundo cobrava do Estado argentino uma dívida de US$ 284 milhões mais juros por bônus soberanos que entraram em moratória no final de 2001, no meio de uma severa crise econômica.

Com sua chegada a Mar del Plata, a fragata "Liberdad" encerrará a viagem de instrução mais longa em seu meio século de vida, que iniciou em 2 de junho em Buenos Aires. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaArgentinaCristina Kirchner

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos