Mundo

Criação de emprego nos EUA bate previsão em setembro

A melhora ocorreu principalmente devido à volta ao trabalho de 45 mil funcionários da Verizon Communications, após greve. Total de empregados no mês foi 103 mil

O relatório mostrou que o emprego no setor privado aumentou em 48 mil no mês passado (Getty Images)

O relatório mostrou que o emprego no setor privado aumentou em 48 mil no mês passado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 10h18.

Washington - A economia dos Estados Unidos criou 103 mil empregos em setembro, informou hoje o Departamento de Trabalho do país. O resultado foi melhor que o previsto por economistas, que esperavam um acréscimo de apenas 60 mil vagas no período. A melhora nos empregos ocorreu principalmente devido à volta ao trabalho de 45 mil funcionários da Verizon Communications, após uma greve em agosto.

Desde abril, porém, a alta dos empregos tem sido em média de 72 mil, um nível que não é forte o suficiente para diminuir o desemprego. A taxa de desemprego nos EUA permaneceu em 9,1% em setembro, o mesmo nível registrado em agosto.

O relatório mostrou que o emprego no setor privado aumentou em 48 mil no mês passado. O setor criou 897 mil vagas desde a mínima recente registrada em setembro de 2009. O combalido setor de construção mostrou uma alta dos empregos com 26 mil novas vagas. Já o setor de informação criou 31 mil vagas, impulsionado pela volta dos funcionários da Verizon.

No entanto, o setor manufatureiro, um grande criador de empregos durante a maior parte da recuperação que começou em meados 2009, registrou corte de 13 mil empregos em setembro. Enquanto isso os empregos no governo diminuíram em 34 mil. O serviço postal também cortou 5 mil vagas.

O setor público tem cortado empregos por quase um ano agora e o governo norte-americano deverá continuar a eliminar vagas, à medida que as administrações tentam reduzir os déficits orçamentários acumulados durante a recessão. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal