Covid-19: China quer produzir mais de 1 bilhão de doses de vacina em 2021

"Estamos vendo que são vacinas seguras e que não produzem sérias reações adversas", afirmou o ministro chinês da Ciência e Tecnologia

O programa chinês de vacinas contra a covid-19 está “na liderança” e o governo de Pequim espera chegar até o final do ano com uma capacidade de produção anual de mais de 610 milhões de doses, informaram as autoridades em coletiva de imprensa na sexta-feira (25). No decorrer de 2021, o país espera produzir ao menos 1 bilhão de doses.

Aproximadamente 11 vacinas chinesas estão sendo testadas clinicamente, com quatro delas na fase três e em fase de progresso, afirmou Wu Yuanbin, do Ministério da Ciência e Tecnologia. “A pesquisa na China sobre uma vacina covid-19 está na liderança” afirmou Wu. “Estamos vendo que são vacinas seguras e que não produzem sérias reações adversas“.

Uma dessas vacinas chinesas é a Coronavac, da Sinovac, cuja importação de 46 milhões de doses até dezembro já foi garantida pelo governo estadual de São Paulo, na expectativa de que a vacina funcione. Cerca de 9 mil profissionais da saúde foram voluntários na terceira fase de testes no Brasil, e os resultados devem ser conhecidos em outubro.

Na China, centenas de milhares de trabalhadores em setores essenciais de portos, hospitais e outras atividades de alto risco recebem uma vacina experimental desde julho, segundo as autoridades, que afirmam que o programa tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A segurança da vacina (experimental) foi comprovada, mas sua eficácia não está totalmente certificada“, destacou Zheng Zhongwei, da Comissão Nacional de Saúde.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.