Mundo

Corrida de touros na Espanha deixa seis feridos; veja vídeo

Festival de San Fermín, no qual touros são soltos pelas ruas da cidade espanhola, acontece anualmente e reúne milhões de pessoas, entre turistas e espanhóis das elites do país europeu

Um participante é atingido por uma jovem vaca após o "encierro" (corrida de touros) do festival de San Fermín em Pamplona, no norte da Espanha, em 7 de julho de 2024. (Foto de CESAR MANSO / AFP (Cesar Manso/AFP)

Um participante é atingido por uma jovem vaca após o "encierro" (corrida de touros) do festival de San Fermín em Pamplona, no norte da Espanha, em 7 de julho de 2024. (Foto de CESAR MANSO / AFP (Cesar Manso/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de julho de 2024 às 08h53.

Última atualização em 7 de julho de 2024 às 08h57.

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas durante o último dia do tradicional e polêmico festival de corrida de touros nas ruas de Pamplona, no norte da Espanha, nesta sexta-feira. Segundo autoridades locais, os feridos foram hospitalizados, mas não correm risco de vida.

"Seis pessoas foram levadas ao hospital com ferimentos", disse o porta-voz da Cruz Vermelha, José Aldaba, à televisão pública espanhola. Ele acrescentou que "nenhum dos ferimentos parece ser grave" e que "para um 7 de julho, que ainda é um dos mais lotados, foi uma corrida 'limpa'".

O festival de San Fermín, no qual touros são soltos pelas ruas da cidade espanhola, acontece anualmente e reúne milhões de pessoas, entre turistas e espanhóis das elites do país europeu.

Ao longo de oito dias, os touros de diferentes proprietários locais percorrem 875 metros atrás de milhares de pessoas que se aventuram a correr com os animais. A festa é televisionada e transmitida ao vivo pelo canal estatal da Espanha.

No ano passado, quando a corrida de touros em Pamplona foi retomada após uma pausa de dois anos durante a pandemia do coronavírus, quase 1,7 milhão de pessoas visitaram Pamplona. Este ano, são esperados um público maior já que após todas as restrições da COVID-19 foram suspensas.

Festival de Pamplona

Na corrida de sexta-feira, seis touros guiados por seis bois domesticados percorreram as ruas de Pamplona por cerca de dois minutos e 30 segundos antes de chegarem a uma praça de touros, enquanto corredores de touros experientes correram à frente deles antes de correr para o lado no último momento.

Os touros participantes são mortos à tarde por toureiros profissionais. No total, oito dessas corridas estão programadas para este festival, que também conta com eventos culturais, além de muita bebida e comida.

O festival de Pamplona é frequentemente criticado por ativistas dos direitos dos animais por envolver crueldade contra os animais envolvidos.

Acompanhe tudo sobre:Espanha

Mais de Mundo

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Diretor do FBI diz que autor do atentado contra Trump operou drone na área do comício

Disneylândia evita greve ao chegar a acordo provisório com sindicatos

Incêndio no Aeroporto JFK deixa ao menos 9 feridos, e quase mil pessoas são evacuadas, em Nova York

Mais na Exame