Mundo

Correa adverte sobre risco de golpe no Equador

Correa lançou a advertência em Quito ao completar um ano de uma rebelião policial que demandou aumentos salariais

Rafael Correa e Lula em 2008 (Wikimedia Commons)

Rafael Correa e Lula em 2008 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 23h59.

Quito - O presidente Rafael Correa advertiu nesta sexta-feira que ainda existe o risco de uma tentativa de golpe de Estado no Equador, em um discurso diante de milhares de seguidores chamados para se preparar para enfrentar essa possibilidade.

Correa lançou a advertência em Quito ao completar um ano de uma rebelião policial que demandou aumentos salariais, que segundo o presidente foi aproveitada por opositores para tentar derrubá-lo, e que deixou dez mortos e cerca de 300 feridos. A oposição rejeita essa tese.

"Trinta de setembro nunca mais, mas cuidado, ainda somos vulneráveis, foram dados passos gigantescos para que essa gente entenda que o tempo dos golpistas, dos covardes, dos traidores passou e não voltará ", disse Correa, afirmando que "por isso é necessário estar mais preparado do que nunca".

O discurso foi assistido por mais de 100.000 pessoas, afirmou o vice-ministro da Agricultura e membro do partido governista Aliança País, Miguel Carvajal.

O presidente também fez homenagem às vítimas dos fatos de 30 de setembro de 2010: dois policiais, dois militares e um civil que morreram em uma operação militar que o resgatou do hospital e em outros fatos vinculados à revolta. Mais cinco civis morreram durante saques em Guayaquil (sudoeste).

Acompanhe tudo sobre:PolíticaAmérica LatinaEquadorDitadura

Mais de Mundo

Costa Rica decide eleição no 1º turno com campanha focada em segurança

Irã alerta que eventual guerra contra os EUA seria 'catastrófica' para todos

Trump diz esperar acordo com o Irã após ameaça de guerra regional

Frio extremo em Nova York já deixa 14 mortos; cidade está em emergência