Mundo

Coreia do Sul detecta aumento da atividade nuclear do Norte

Para Seul, o aumento pode indicar um sinal de que Pyongyang estaria preparando um quarto teste

Soldado norte-coreano observa o lado sul-coreano da fronteira na localidade de Panmunjom, na zona desmilitarizada que divide os dois países, em 12 de março
 (Jung Yeon-Je/AFP)

Soldado norte-coreano observa o lado sul-coreano da fronteira na localidade de Panmunjom, na zona desmilitarizada que divide os dois países, em 12 de março (Jung Yeon-Je/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 07h19.

Seul - A Coreia do Sul detectou um aumento da atividade em um local de testes nucleares da Coreia do Norte, o que para Seul pode significar um sinal de que Pyongyang estaria preparando um quarto teste, informou o ministério da Defesa.

"Nosso exército percebe atualmente muita atividade sobre e nos arredores do local de testes nucleares de Punggye-ri", anunciou o porta-voz do ministério, Kim Min-Seok.

"Consideramos que o Norte poderia realizar de surpresa um teste nuclear ou fazer acredita que tenta concretizá-lo", completou.

O Estado-Maior militar mobilizou uma equipe especial para o caso de Pyongyang tentar realizar uma explosão subterrânea.

O presidente americano Barack Obama é esperado na sexta-feira em Seul. Segundo a imprensa sul-coreana, Pyongyang poderia realizar um ato de provocação por ocasião da visita.

O programa nuclear norte-coreano está em um nível que permite realizar um teste "quando desejar", uma vez dada a ordem pelo governo de Pyongyang, disse o porta-voz ministerial.

A Coreia do Norte já executou três testes nucleares: em outubro de 2006, em maio de 2009 e em fevereiro de 2013, ações proibidas pela ONU e que, em cada uma das ocasiões, provocou um aumento das sanções internacionais contra o país asiático.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulTestes nucleares

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame