Mundo

Coreia do Sul adverte Norte sobre novo teste nuclear

O regime sul-coreano alertou que, se o país-vizinho realizar o terceiro teste, haverá "graves consequências"


	Presidente sul-coreano Lee myung-Bak em Phnom Penh: "o governo pede à Coreia do Norte o fim imediato de todas as declarações e ações provocativas", disse
 (Jewel Samad/AFP)

Presidente sul-coreano Lee myung-Bak em Phnom Penh: "o governo pede à Coreia do Norte o fim imediato de todas as declarações e ações provocativas", disse (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 08h25.

Seul - O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, após uma reunião urgente do gabinete de segurança, advertiu nesta quinta-feira a Coreia do Norte sobre as "graves consequências" de um terceiro teste nuclear.

Lee Myung-Bak, que entregará o poder em 25 de fevereiro a Park Geun-hye, eleita no fim de dezembro, insistiu que a defesa do país deve ser reforçada e que, na opinião dele, Pyongyang quer aproveitar a transição no governo sul-coreano.

"O governo pede à Coreia do Norte o fim imediato de todas as declarações e ações provocativas, assim como o cumprimento de suas obrigações internacionais, incluindo as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", destaca um comunicado.

"Se a Coreia do Norte se enganar e cometer outra ação provocadora, enfrentará graves consequências", completa a presidência.

Pyongyang anunciou na semana passada que deseja executar, em uma data não especificada, outro teste nuclear, em sinal de desafio aos Estados Unidos e em resposta às sanções ampliadas da ONU.

As sanções foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em represália ao lançamento, em 12 de dezembro, de um foguete norte-coreano que colocou um satélite em órbita, o que foi visto por Washington como um teste de míssil balístico.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEnergiaEnergia nuclearInfraestrutura

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles