Mundo

Coreia do Norte precisa de garantias sobre sua segurança, afirma Putin

De acordo com Putin, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, é favorável à desnuclearização da península coreana

Putin afirmou que vai dividir com os EUA os assuntos tratados em sua cúpula com Kim Jong-un (Alexei Nikolsky/Reuters)

Putin afirmou que vai dividir com os EUA os assuntos tratados em sua cúpula com Kim Jong-un (Alexei Nikolsky/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de abril de 2019 às 13h51.

Vladivostok - O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta quinta-feira, 25, que a Coreia do Norte precisa de garantias sobre sua segurança e que a desnuclearização só poderá acontecer com base no direito internacional. Putin, que afirmou ser favorável à "completa desnuclearização", disse ter a impressão de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, "compartilha o mesmo ponto de vista".

A Coreia do Norte precisa de "garantias sobre sua segurança, a preservação de sua soberania", disse Putin, após uma reunião com Kim Jong Un em Vladivostok, no extremo oriente da Rússia. "Precisamos restaurar o poder do direito internacional, voltar ao estado em que o direito internacional, e não a lei do mais forte, determina a situação no mundo", completou.

Putin destacou que pretende discutir com Washington sobre o que conversou com Kim Jong Un. "Aqui não há segredos, não há conspirações. O próprio presidente Kim nos pediu para informar o lado americano sobre nossa posição", disse.

O presidente russo afirmou que os interesses de seu país coincidem com os dos Estados Unidos no sentido de que ambos são favoráveis a uma "completa desnuclearização"."No que diz respeito à redução da ameaça de conflitos nucleares, esta é certamente uma prioridade comum", disse.

"Tive a impressão de que o líder norte-coreano compartilha o mesmo ponto de vista. E precisamos de garantias de segurança, isto é tudo. Precisamos pensas sobre tudo isto juntos", finalizou. (Com agências internacionais).

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteKim Jong-unRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Mais na Exame