Mundo

Coreia do Norte lança campanha publicitária de teste nuclear

Em 7 de fevereiro o país pôs em órbita seu segundo satélite espacial, em uma ação considerada um teste de mísseis disfarçado


	Coreia do Norte: a Coreia do Norte afirma ter testado com sucesso a bomba H, a bomba de hidrogênio, em seu quarto teste nuclear
 (Reuters)

Coreia do Norte: a Coreia do Norte afirma ter testado com sucesso a bomba H, a bomba de hidrogênio, em seu quarto teste nuclear (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2016 às 08h36.

Seul - A Coreia do Norte apresentou nesta quinta-feira 350 novos slogans, que são uma prévia para o grande congresso de seu Partido dos Trabalhadores, que acontece em maio, e que incluem palavras de apoio ao recente teste nuclear e ao lançamento de um foguete espacial.

"Avancemos este ano com o mesmo espírito de sucesso no teste da bomba H" e "Enviemos ao espaço mais satélites da Coreia Juche" são alguns dos novos slogans criados pelo Comitê Central e pela Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, e divulgados pela agência de notícias estatal "KCNA".

A Coreia do Norte afirma ter testado com sucesso a bomba H, a bomba de hidrogênio, em seu quarto teste nuclear - realizado em 6 de janeiro, embora especialistas internacionais tenham questionado esta versão.

Em 7 de fevereiro o país pôs em órbita seu segundo satélite espacial, em uma ação considerada um teste de mísseis disfarçado.

Com os novos slogans o regime voltou a se gabar de sua capacidade nuclear e espacial, em um momento de forte tensão, em que a Coreia do Sul e os EUA aumentaram a pressão política sobre o país comunista e o Conselho de Segurança debate as próximas sanções que aplicará à Coreia do Norte.

As novas peças publicitárias, que em geral pedem ao povo para contribuir na construção de uma nação próspera, são um antecipação para o VI congresso do Partido dos Trabalhadores, marcado para maio.

Acredita-se que este congresso pode ser de grande importância para definir as próximas políticas do regime de Kim Jong-un, já que é o primeiro a ser realizado em 36 anos.

Há um ano a Coreia do Norte havia apresentado 310 novos slogans, que em geral pediam lealdade ao partido e ao líder e sugeriam trabalhar pela pátria e combater as conspirações de seus "inimigos" Coreia do Sul e EUA.

Na Coreia do Norte não existem publicidade e seu lugar é ocupado por cartazes de propaganda com este tipo de frases de louvor aos líderes da dinastia Kim, ao Partida dos Trabalhadores e ao progresso do país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NortePartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Se for oficializada pelos Democratas, Kamala Harris será a primeira presidente mulher dos EUA

Eleitores democratas estão divididos e ansiosos após desistência de Biden

Milei promete cantar em show assim que a inflação chegar a zero na Argentina

Eleições Venezuela: opositores de Maduro pedem 'união', a uma semana das votações

Mais na Exame