Mundo

Coreia do Norte diz que EUA podem "pagar caro" por críticas ao país

A Coreia do Norte repetidamente pediu para os EUA abandonarem sua "política hostil" antes de retomar as conversas

Kim Jong-Un: Assembleia da ONU condenou as violações "recorrentes e em vigor" de direitos humanos por parte da Coreia do Norte (AFP/AFP)

Kim Jong-Un: Assembleia da ONU condenou as violações "recorrentes e em vigor" de direitos humanos por parte da Coreia do Norte (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 21 de dezembro de 2019 às 14h31.

Seul - A Coreia do Norte criticou neste sábado os Estados Unidos por terem criticado o histórico do país em relação aos direitos humanos, dizendo que as "palavras maliciosas" de Washington só agravariam as tensões na península coreana, disse a agência estatal de notícias KCNA.

O comunicado lido na KCNA, atribuído ao porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, alertou que, se os EUA se atreverem a atacar o sistema do governo norte-coreano citando problemas com os direitos humanos, a nação "pagará caro".

A Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou as violações "recorrentes e em vigor" de direitos humanos por parte da Coreia do Norte em uma resolução anual patrocinada por dezenas de países, incluindo os EUA, algo que o enviado de Pyongyang à ONU rejeitou.

O comunicado da chancelaria norte-coreana é o primeiro desde que o enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, publicamente pediu a Pyongyang na segunda-feira que retome as conversas de paz com os norte-americanos. Não houve resposta direta da Coreia do Norte ao pedido.

O Secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse na sexta-feira que permanece esperançoso de que os EUA possam retomar os diálogos diplomáticos com a Coreia do Norte, com o tempo se esgotando para novas concessões dos EUA quanto ao arsenal nuclear do país asiático.

A Coreia do Norte repetidamente pediu para os EUA abandonarem sua "política hostil" antes de retomar as conversas.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia