Mundo

Coreia do Norte conclui nesta quinta-feira funeral de Kim Jong-il

O corpo embalsamado do 'querido líder' será exibido em Kumsusan, onde também está exposto o de seu pai, o 'grande líder' Kim Il-sung

Kim Jong-il morreu no último dia 17 de dezembro aos 69 anos enquanto viajava em seu trem particular, segundo os meios de comunicação estatais norte-coreanos (North Korea TV/AFP)

Kim Jong-il morreu no último dia 17 de dezembro aos 69 anos enquanto viajava em seu trem particular, segundo os meios de comunicação estatais norte-coreanos (North Korea TV/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 22h09.

Seul - A Coreia do Norte conclui nesta quinta-feira o funeral de Kim Jong-il, que governou o estado comunista durante os últimos 17 anos, com uma homenagem nacional e o disparo de salvas de condolência em todo o país.

Também espera-se que a população mantenha três minutos de silêncio e que todos os trens e navios façam soar suas sirenes ao mesmo tempo, segundo indicou a agência estatal norte-coreana 'KCNA'.

Kim Jong-il recebeu ontem um grande adeus com um cortejo fúnebre que levou seu caixão pelas ruas de Pyongyang perante milhares de cidadãos e sob o olhar atento de seu filho e sucessor, Kim Jong-un.

Apesar da neve e do frio, milhares de civis e militares norte-coreanos, reunidos em ambos lados das avenidas por onde circulou a comitiva, expressaram com muitas lágrimas sua dor pela perda do ditador.

O cortejo partiu do Memorial de Kumsusan e retornou para o mesmo local depois de percorrer locais emblemáticos da capital como a Praça Kim Il-sung.

O corpo embalsamado do 'querido líder' será exibido em Kumsusan, onde também está exposto o de seu pai, o 'grande líder' Kim Il-sung, que governou o país desde sua fundação em 1948 até morrer, também de um ataque cardíaco, em 1994.

Kim Jong-il morreu no último dia 17 de dezembro aos 69 anos enquanto viajava em seu trem particular, segundo os meios de comunicação estatais norte-coreanos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoCoreia do NorteDitaduraGovernoPolítica

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame