Mundo

Coreia do Norte aceita retomar linha de comunicação com Sul

A Coreia do Norte concordou em reabrir uma linha de comunicação militar com a Coreia do Sul nesta semana

Delegações coreanas se cumprimentam em encontro: reabertura de linha de comunicação é mais um passo em direção à melhora das relações entre países (Korea Pool/AFP)

Delegações coreanas se cumprimentam em encontro: reabertura de linha de comunicação é mais um passo em direção à melhora das relações entre países (Korea Pool/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 11h18.

Seul - A Coreia do Norte concordou nesta quinta-feira em reabrir uma linha de comunicação militar com a Coreia do Sul nesta semana, mais um passo em direção à melhora das relações entre os dois países, informaram autoridades.

O acordo foi negociado pelos membros norte e sul-coreanos de um comitê encarregado da reabertura da zona industrial conjunta de Kaesong, informou o ministério da Unificação da Coreia do Sul.

O comitê foi formado em um acordo alcançado no mês passado com o objetivo de retomar as operações na zona, e se focou no tempo para a reabertura do complexo, com seus membros do subcomitê reportando questões técnicas e organizacionais, entre outros pontos.

"Na reunião do subcomitê de hoje, os dois lados concordaram em fazer uma ligação de teste através da linha de comunicação militar na sexta-feira", disse um funcionário do ministério da Unificação à AFP.

A linha de comunicação foi utilizada para fornecer garantias de segurança quando executivos sul-coreanos visitavam o complexo.

Ela foi cortada em meio ao aumento das tensões militares que se seguiram à realização de um teste nuclear pela Coreia do Norte em fevereiro.

A Coreia do Norte prometeu religar a linha em julho, mas não traduziu suas palavras em ações.

Atualmente, os dois lados usam a linha da Cruz Vermelha na aldeia de Panmunjom para trocar mensagens.

O complexo de Kaesong foi criado no lado norte-coreano da fronteira em 2004 como um raro símbolo de cooperação intercoreana, mas foi fechado em abril por Pyongyang em meio à tensão que reinava entre os dois países.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulCruz VermelhaDiplomacia

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame