Mundo

Coreia do Norte abre comporta de barragem na fronteira com o Sul

Abertura da comporta da represa Hwanggang, ao oeste da fronteira, fez o nível de rio Imjin subir até os 5,97 metros na parte sul-coreana

Rio Imjin: cheia do rio pode ter consequências graves para os habitantes da parte sul da fronteira (Lee Jae-Won/Reuters/Reuters)

Rio Imjin: cheia do rio pode ter consequências graves para os habitantes da parte sul da fronteira (Lee Jae-Won/Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 10h00.

Seul - A Coreia do Norte abriu nesta segunda-feira, sem aviso prévio, a comporta de uma barragem situada na fronteira com a Coreia do Sul, o que elevou o nível da água de um rio situado entre os dois países "de maneira perigosa", segundo fontes de Seul.

As autoridades de Pyongyang abriram a comporta da represa Hwanggang, ao oeste da fronteira, o que fez o nível de rio Imjin subir até os 5,97 metros na parte sul-coreana, informou a agência local "Yonhap".

A cheia do rio pode ter consequências graves para os habitantes da parte sul da fronteira e, caso o nível da água supere os 7,5 metros, o problema será considerado como uma situação de crise.

Em 2009, seis cidadãos sul-coreanos morreram após a Coreia do Norte abrir de repente a comporta da barragem, e desde então o regime de Pyongyang se comprometeu a avisar antes de fazê-lo novamente.

Nesta ocasião, a Coreia do Norte não comunicou a abertura da represa, algo que foi detectado pelo exército sul-coreano desdobrado na região.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDiplomacia

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame