Mundo

Controladores aéreos peruanos encerram greve

Paralisação foi interrompida após três dias de negociação para novo acordo salarial

Avião (Clive Brunskill/Getty Images/AFP)

Avião (Clive Brunskill/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 22h07.

Lima - Os controladores aéreos peruanos, que observavam uma greve de três dias, suspenderam o movimento, após chegarem a um acordo salarial com autoridades, informou um dirigente.

"Um dos itens acertados foi a formação de uma comissão entre autoridades da Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial e os trabalhadores, para observar o aumento salarial dos controladores", disse o secretário-geral do Sindicato dos Controladores Aéreos, Alberto Pimentel. Segundo ele, também "foram suspensas as cartas de demissão que afetavam alguns funcionários, e as denúncias no Ministério Público".

"Os funcionários retornaram ao trabalho às 19h, normalizando as operações nos aeroportos do país", informou Pimentel. Segundo ele, as negociações serão retomadas na segunda-feira.

A greve afetou os voos nacionais e internacionais, e fez com que o governo declarasse em emergência por 60 dias os serviços de controle do tráfego aéreo, a fim de zelar pela segurança das operações. A medida ainda não havia sido levantada pelo governo.

O movimento contou com a adesão de 168 funcionários, cadastrados no Sindicato Único dos Controladores do Tráfego Aéreo do Peru, que trabalham em 18 aeroportos do país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaGrevesPeru

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma