Mundo

Consumo de energia elétrica cresce 3,8% em maio no país

O setor de comércio e serviços apresentou crescimento de 7,1% no consumo de eletricidade no período

Linha elétrcia: no acumulado do ano, o consumo de energia elétrica cresceu 4,2% (EXAME)

Linha elétrcia: no acumulado do ano, o consumo de energia elétrica cresceu 4,2% (EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 13h13.

Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 3,8% em maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, e atingiu 36,9 mil gigawatts-hora (GWh). Segundo dados divulgados hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, a expansão continua sendo puxada pelo consumo das famílias e do setor comercial.

O setor de comércio e serviços apresentou crescimento de 7,1% no consumo de eletricidade no período, com destaque para os comércios de Ceará e de Pernambuco, que, segundo a EPE, vêm demonstrando dinamismo.

O setor residencial foi outro que teve crescimento de consumo acima da média: 4,3%. O destaque desse segmento também foi a Região Nordeste, que concentrou 36% do aumento.

O consumo do setor industrial cresceu abaixo da média: 1,4%. Além disso, na comparação com o mês imediatamente anterior, o segmento mostrou a terceira queda consecutiva. De acordo com a EPE, atividades como a extração de minério de ferro, a siderurgia, metalurgia, o alumínio e o químico têm enfrentado redução da demanda por seus produtos, o que influencia a queda no consumo.

No acumulado do ano, o consumo de energia elétrica cresceu 4,2%, puxado também pelos setores comercial (7,0%) e residencial (4,5%). O setor industrial cresceu 1,9% nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2011.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA