Mundo

Conservadores sofrem grave derrota nas eleições britânicas

Os resultados da Escócia e da acirrada disputa pela prefeitura de Londres devem ser divulgados no fim da tarde

O Partido Trabalhista assumiu o controle dos conselhos municipais de Birmingham, Liverpool e Cardiff (Justin Tallis/AFP)

O Partido Trabalhista assumiu o controle dos conselhos municipais de Birmingham, Liverpool e Cardiff (Justin Tallis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2012 às 08h25.

Londres - Os conservadores e liberais democratas, no poder desde 2010, devem sofrer uma grave derrota nas eleições locais na Grã-Bretanha para a oposição trabalhista, segundo os primeiros resultados.

O Partido Trabalhista assumiu o controle de mais de 20 conselhos municipais de um total de 181 em disputa, entre eles o de Birmingham, a segunda maior cidade do país, de Liverpool e Cardiff, segundo os resultados divulgados após a apuração de mais da metade dos votos na Inglaterra e no País de Gales.

Os resultados da Escócia e da acirrada disputa pela prefeitura de Londres devem ser divulgados no fim da tarde.

Em todo o país, os trabalhistas podem obter 39% dos votos, uma alta de três pontos, contra 31% para os conservadores, em baixa de quatro pontos, segundo estimativas da BBC.

Em Londres, o excêntrico conservador Boris Johnson aparece como o favorito contra o antecessor trabalhista, Ken Livingstone, e outros cinco candidatos.

O duelo entre Johnson e Livingstone, conhecidos em todo o país, relegou ao segundo plano os outros candidatos a comandar a capital financeira da Europa.

Johnson, que encerra o primeiro mandato de quatro anos no cargo, tinha de quatro a 12 pontos de vantagem nas pesquisas sobre o rival, conhecido como 'Kenny o Vermelho' por representar a ala mais esquerdista dos trabalhistas.

Uma nova vitória de Johnson daria um pouco de alento ao primeiro-ministro David Cameron, que passa por um momento difícil, com o Reino Unido em recessão e pelas suspeitas sobre o ministro da Cultura, Jeremy Hunt, por seus estreitos vínculos com o grupo de Rupert Murdoch.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEscóciaEuropaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua